quinta-feira, 30 de outubro de 2008

E-MAIL DO MEU AMIGO E IRMÃO CHICO CASTRO



Meu caro amigo Emerson,

Foi com indizível alegria que li o seu blog.

Parabéns!

Não foi menos exitoso ver textos, poemas e fotografias dos seus e meus amigos de geração. É admirável perceber a sua laboriosa atenção voltar-se, muitos anos depois, e sempre, para a propagação de idéias e de ideais de um grupo de pessoas que há anos vem lutando pela inserção de uma cultura de alto nível no corações e nas mentes dos mais variados leitores.

Vejo tudo com muita alegria.

Os textos do João Luiz, do Leonam (M. de Moura Filho) e do Bezerra são a prova mais fiel de que se trata de uma geração de ouro do conto piauiense.

Posso ir além: os três, ao meu ver, representam o que de melhor há na narrativa curta contemporânea brasileira.

O Airton Sampaio, mais arredio, me surpreende pela sua capacidade de compreender a produção recente do nosso Piauí, sem dramas, nem recalques, muito acima das igrejinhas e das amizades forjadas à mesa de bares.

O que me impressiona é que, essa geração não é ouvida quando se tem a oportunidade de assim fazê-lo, como é o caso do SALIPI, face a truculência do Cinéas, que faz do Salão uma propriedade sua, e não da sociedade piauiense.

Posso até estar enganado. Mas o que eu ouço falar desse senhor, é bomba de arrasar quarteirões... joga farpas em quem produz e manda flores para quem, sem nada fazer, como ele, fica na torre de marfim apontando os prováveis defeitos dos outros....

Por que o SALIPI não faz homenagens à geração do conto piauiense de 1970 até os dias de hoje? Não seria um belo tema para o Salão? Por que não pensar nos poetas da chamada Geração pós- 69, que eu chamo de geração da "trepadinha"?

Não foi o Paulo Machado quem inventou tal nomenclatura? Se tivesse sido eu, até poderia ficar calado...

É espantoso quando se fala ainda em conquista de espaço para uma geração tão brilhante como foi e tem sido a dos anos 70 no Piauí!!!!! É isso.

Continuo sem saber escrever.

Tenho dúvidas cavalares quanto a conduta culta da Língua Portuguesa.

Faça as correções que se fizeram necessárias.

Um grande abraço

Chico Castro

(Foto e texto retirado do blog do poeta Émerson Araújo, endereço ao lado)

Nenhum comentário: