terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

E O NOSSO CINE REX?

Club Rex? Por Júpiter!

Enquanto em Oeiras se reinaugura o seu cinema, em Teresina fizeram um protesto ParTidário contra a abertura provisória da rua que passa em frente ao Theatro 4 de Setembro, com um silêncio vergonhoso sobre o Cine Rex, ali nas barbas dos "artistas revoltados". Nem os governos dos PeTralhas lá e cá nem o do tucano aqui não estão nem aí para a sorte desse portentoso monumento cultural teresinense (CINE REX) que a qualquer hora vira uma loja, um templo da Universal, etc.
Por que não um cinema público a preços populares? A dinheirama entregue ao Frank Aguiar pelo companheiro-mor para jogar no lixo com um filmeco já seria uma boa ajuda.
E o joão Cláudio, onde está, que se irrita tanto com o fechamento transitório de uma rua e não verbera contra esse absurdo que é o Cine Rex fechado e à venda?
Que inveja de Oeiras...

2 comentários:

J.L. Rocha do Nascimento disse...

CINE REX

Seriados de Tarzan.
Lex Barker voando de árvore em arvore,cruzava veloz o espaço dos meus olhos de menino.
Que era só deslumbramento.
Ninguém sabe, mas a flecha certeira no peito do leopardo fui eu quem a guiou.
O alemão, ao contrário do campeão olímpico que inventou o grito,
não era só grunhidos ou surdos monossílabos.
Nas calçadas, entre uma sessão e outra, trocávamos revistas em quadrinhos.
Havia um investigador de menores que agia sempre em conjunto com outro censor.
Tomavam-nos todas que, segundo ele, eram proibidas para menores.
De quantos anos, isso dependia dele.
Na verdade, soube-se depois, as revistas apreendidas eram vendidas ou trocadas por cigarros continental na banca do Joel, até então apenas de revistas usadas.
Fosse de faroeste ou espionagem.
Para os meninos do meu tope, qualquer livro de bolso era proibido.
Ficávamos na imaginação,
se afinal o artista iria se livrar da cilada que lhe armavam na estrada de Santa Fé.
Na bilheteria eu negava minha idade, tudo para conseguir o ingresso.
Tempos de faroeste, de bang-bang italiano, esses sim os bons.
Artista e bandidos eram sujos e castigados pelo sol.
Nada de mocinhos de barbas feitos com terninhos engomados e botas lustradas.
Filmes de Maciste, Hércules, Sansão e Golias.
Desolei-me quando, da noite pro dia, surgiram os cartazes de kung-Fu.
Era o fim de uma era.
Foi o fim do Cine Rex pra mim.

The, 02.012.2010.
J. L. Rocha do Nascimento

EMERSON ARAÚJO disse...

João, sem falar em Dan Vadis e o emblemático Klaus Kinski no papel de Sartana. Isso sim era cinema e seus efeitos maravilhosos sob a batuta do mestre Leone. O fim veio quando a cidade fez a opção pela bobagem institucional a direita e a esquerda. Foi neste momento que descobri que já não aguentava mais esta cidade e fui.