segunda-feira, 18 de outubro de 2010

TODA DITADURA É UMA MERDA!

Na China, as notícias sobre o prêmio do dissidente Liu Xiaobo continuam se espalhando
Por muito tempo a China cobiçou um Prêmio Nobel para um de seus cidadãos, mas o Prêmio da Paz concedido na semana passada a Liu Xiaobo, que está cumprindo uma pena de 11 anos de prisão por ajudar a escrever um manifesto pela mudança democrática, era a última pessoa que o governo queria que ganhasse.

Em conversas privadas, as pessoas aqui estão especulando sobre as opções do governo. Manter Liu, que hoje pode ser considerado o prisioneiro político mais famoso do mundo, na prisão serviria como um ímã poderoso para as críticas contra a forma como a China lida com os direitos humanos. Soltá-lo colocaria de volta em circulação um homem cujos gritos por liberdade são tão temidos pelo governo que já o prendeu três vezes.

As notícias sobre o prêmio se difundiram lentamente, impedidas pela censura e pela mídia. A resposta da China, dada pelo Ministro de Relações Exteriores, foi chamar o prêmio de “obscenidade”. A disseminação da versão oficial dos fatos não foi bloqueada, mas comentários independentes e expressões de congratulação foram rapidamente apagados dos sites.

Didi Kirsten Tatlow,
de Beijing (China),
para The Herald Tribune.

Nenhum comentário: